Relatório 2016 - Coordenação

21/01/2017

Relatório Final de Cumprimento do Objeto

Nome do Beneficiário: Rafael Antonio Duarte Villa

Período a que se refere o Relatório:

De: 01/12 /2015 a 30/ 11/ 2016

Auxílio nº: nº 2998/2013

Instituição Vinculada: Universidade de São Paulo

1. RESULTADOS ALCANÇADOS

1.1- Descrição dos resultados (detalhar a aplicação dos recursos na obtenção do objeto pactuado. Essa descrição deve relacionar a aplicação das despesas na consecução do projeto aprovado no âmbito do programa da CAPES para o qual foi firmado o AUXPE objetivo dessa prestação de contas).

Neste terceiro ano do projeto uma série de resultados importantes foram atingidos:

1. Quanto a atividades Gerais

i. Planejamento e coordenação da pesquisa. A esse efeito foi realizado uma reunião em São Paulo (no Departamento de Ciência Política da USP) em 09 de dezembro de 2016. Nessa reunião se avaliaram os avanços na pesquisa do projeto, porém o ponto central da reunião foi a elaboração de um livro contendo as inovações empírico conceituais decorrentes da pesquisa do projeto. M segundo ponto importante dessa reunião de São Paulo foi o planejamento no segundo semestre de 2017 um seminário nacional , com todos os membros da equipe, que encerre e faça um balanço dos resultados, na forma de pesquisa, do projeto.

ii. Implementação das bolsa de pós-doutorado do projeto. Esta bolsa foi desenvolvida pelo professor Marcial Suarez da Universidade Federal Fluminense, e membro da equipe, junto ao Departamento de Ciência Política da USP.

iii. O resultado mais importante da implementação da bolsa de pós-doutorado foi que o professor Marcial, em conjunto com o Professor Rafael Villa, lecionaram em nível de pós-graduação a disciplina "Estudos de Área em Segurança Internacional" no Programa de Pós-graduação do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo.

iv. No início de 2016 foi realizada a banca de qualificação do projeto de dissertação, intitulado "Diplomacia e Defesa: a política de defesa durante o governo Lula (2003-2010" da bolsista do Prodefesa Gabriella Sommer, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua dissertação tem previsão de término em março de 2017.

v. Em 30/09 foi realizada a qualificação do projeto de tese do aluno Carlos Crespo do Programa em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. O tema da tese é "Inserção chinesa no controle de recursos naturais do entorno estratégico brasileiro: Uma questão de segurança". A mesma foi aprovada pela banca para o início do texto que comporá a tese, com previsão para defesa para final de 2017 ou início de 2018.

vi. Presença em 03 eventos internacionais de coordenadores ou pesquisadores do projeto, com apoio financeiro do Prodefesa:

  • o Professor Marcial Suárez participou do evento "External Intervention in the Age of Global Transitions" do German Institute Fo Global and Area Studies (GIGA) realizado na Cidade de Hamburg (Alemanha) de 01/12 e 02/12 de 2016.
  • O professor Marcos Guedes participou do Seminario Europe From Outside organizado pelo Departamento de Politica da Universidade de Turim, Turim, Italia. O professor Guedes participou com o paper "the impact of the European Union on Brazil: regionalism, trade, security and defense".
  • A professora Adriana Marques (ECEME) apresentou em meados do ano a comunicação "Missões de Paz e ethos militar: o caso brasileiro" no XIII Congresso da Brazilian Studies Association na Brown University nos EUA.
  • Presença em 05 eventos internacionais de coordenadores ou pesquisadores do projeto, com apoio financeiro do Prodefesa:

· O professor Rafael Villa (USP) participou, em 07 de julho de 2016, com o paper a " Política de Defesa na América do Sul (Parceria com ABCP), no IX Encontro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

· O professor Rafael Villa participou, em 01 de setembro de 2016 na cidade de Belho Horizonte, do 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (BCP), na seção temática "Segurança Internacional", com paper Brazil and the European Union in Global Security: Are They Joining Forces in the Fight Against Terrorism?.

· O professor Marcos Guedes (UFPE) participou, em 01 de setembro de 2016 na cidade de Belho Horizonte, do 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (BCP), na seção temática "Ciência Política e Política de Defesa no Brasil: trajetória acadêmica e perspectivas para o futuro?.

· O professor Rafael Villa participou da mesa redonda "Segurança Internacional: atualizando a agenda de pesquisa", no dia 30 de setembro de 2016, durante 3º Seminário Nacional de Pós-graduação organizado pela Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

· O aluno Carlos Crespo, bolsista do Prodefesa - Universidade Federal de Pernanmbuco, participou no IX Encontro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

viii. Continuidade de apoio ao Grupo de Estudos em Segurança Internacional e Defesa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pela professora Graziela Paglairi e pela professora Juliana Viggiano, coordenadora associada pela UFSC no Prodefesa no projeto "Cenário Internacional e Regional de Segurança e Defesa: uma abordagem de Civil-Militar do projeto desenvolveu suas atividades ao longo de sete meses (entre maio e novembro de 2014).

ix. Pagamento de inscrição e passagens do professor Rafael Villa para participar do Congresso da International Studies Association a realizar-se entre 22 a 24 de fevereiro em Baltimore (USA)

2- Comentários adicionais: (publicações, teses, dissertações, artigos científicos, citações, congressos, patentes, outros):

2.1 Publicações em periódicos

  • ALMEIDA, , Francisco E.. A cooperação naval brasileira com a marinha britânica em 1918: o caso da Divisão Naval em operações de guerra 1914-1918", Cadernos do Instituto de Defesa Nacional de Portugal, v. 18, 2016.
  • ALMEIDA, Francisco E. "A periculosidade da área de operações da divisão naval brasileira na costa ocidental africana durante a grande guerra em 1918", Revista da EGN [Online], v. 22. N. 1, 2016, 91-114.
  • MEDEIROS, Sabrina E.ç . Da Epistemologia dos Estudos de Defesa e os seus Campos Híbridos, RBED, v. 2, n. 2, 2015, pp. 43-53 [Publicado em março 2016]
  • PAGLIARI, Graciela De Conti. Conselho de Defesa Sul-Americano e a adoção de medidas de fortalecimento da confiança. Carta Internacional (USP), v. 10, p. 23-40, 2015. Publicado em agosto de 2016.
  • SILVA, Peterson. F.. Política Industrial de Defesa brasileira em tempos de crise: os principais desafios para o PAED 2016. Mundorama, v. 103, p. 1, 2016.
  • SILVA, Peterson. F.. O atual debate sobre reformas em sistemas de aquisições de defesa: o caso do Canadá. Revista Análise Estratégica, v. 1, p. 19-24, 2016.
  • SILVA, Peterson. F.. O atual debate sobre a Base Tecnológica e Industrial Europeia de Defesa: reflexos e potenciais referências para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa Brasileira. Artigos Estratégicos, v. 1, p. 65-90, 2016.
  • WAHL, B. ; SILVA, Peterson. F. . Por que a Política Nacional de Inteligência (PNI) é importante?. Mundorama, v. 1, p. 1, 2016.
  • SOUZA, DEYWISSON RONALDO OLIVEIRA DE ; GUEDES DE OLIVEIRA, MARCOS AURÉLIO . Análise dos Esforços de Modernização do Aparelho Militar no Brasil, China, Índia e dos Projetos Estratégicos Brasileiros. Meridiano 47 (UnB), v. 17, p. 01-15, 2016.
  • VLLA, RAFAEL A. D. ; BRAGATTI, M. C. . Complexificação das Instituições de defesa na América do Sul. Carta Internacional (USP), v. 10, p. 2015-22, 2015. [Programa: USP), Publicado em agosto de 2016.

2.2 Livros:

  • GUEDES DE OLIVEIRA, M. A.. Relações Internacionais Cibernéticas. 1. ed. Recife: Editar UFPE, 2016. 229p .
  • MARQUES, Adriana. A. (Org.) ; MONNERAT, Silvia (Org.) . Guia de arquivos militares do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016. v. 1. 32p .
  • Castro, Celso (Org.) ; MARQUES, Adriana. A. (Org.) . Pesquisando os militares brasileiros: experiências de cientistas sociais. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2016. 292p .

· Capítulos de livros:

  • GUEDES, M. A. ; GAMA NETO, R. B. ; LOPES, G. V. . Apresentação - Relações Inernacionais Cibernéticas (CiberRI). In: Marco Aurélio Guedes de Oliveira; Ricardo Borges Gama Neto; Giils Vilar Lopes. (Org.). RelaçõesInternacionais Cibernetica (CiberRI). 1ed.Recife: Editora da UFPE, 2016, v. 3, p. 19-227.

2.2 teses, dissertações

  • No início de 2016 foi realizada a banca de qualificação do projeto de dissertação, intitulado "Diplomacia e Defesa: a política de defesa durante o governo Lula (2003-2010" da bolsista do Prodefesa Gabriella Sommer, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua dissertação tem previsão de término em março de 2017.
  • Em 30/09 foi realizada a a qualificação do projeto de tese do aluno Carlos Crespo do Programa em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. O tema da tese é "Inserção chinesa no controle de recursos naturais do entorno estratégico brasileiro: Uma questão de segurança". A mesma foi aprovada pela banca para o início do texto que comporá a tese, com previsão para defesa para final de 2017 ou início de 2018.

]

3- Justificativa (justificar as alterações à proposta original realizadas durante a execução do presente financiamento, se houver)

As únicas mudanças que podem ser apontadas são aquelas que já aconteceram até finais de 2015:

1) A professora Selma Gonzalez coordenadora associada original da Escola de Comandos do Exército e do Estado Maior (ECEME) foi substituída pela Professora Adriana Marques.

A professora Selma González foi substituída pela professora Adriana marques porque a primeira foi transferida por sua instituição para Brasília, e como a ECEME está no Rio de Janeiro isso impossibilitava que a Profa. Gonzalez continuasse a exercer a coordenação.

  • O coordenador associado original da Escola de Guerra Naval (EGN), Francisco Eduardo Alves de Almeida foi substituído na função pela Professora Sabrina Evangelista Medeiros..

O professor Alves de Almeida encontra-se em Lisboa para estágio de pós-doutoral, motivo pelo qual substituído pela Profa. Medeiros.

3) Na equipe da Universidade de São Paulo (USP) foi acrescentado o aluno Gustavo Macedo

O beneficiário poderá utilizar outros formulários ou textos descritivos, desde que contenham as informações básicas necessárias constantes desse documento

 São Paulo, 10 de dezembro de 2016

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora